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quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Professor: Formação X Prática

A Formação do Professor tem sido um tema que insiste em permanecer nas discussões sobre a educação. Muito se fala a respeito do preparo técnico do profissional, o que inclui dominar um conjunto suficiente de conhecimentos e de instrumentos didáticos que o habilitem a realizar o trabalho de ensinar.
Há algumas décadas, acreditava-se que, quando terminada a graduação, o profissional estaria apto para atuar na sua área o resto da vida. Hoje a realidade é diferente, principalmente para o profissional docente. Este deve estar consciente de que sua formação é permanente, e é integrada no seu dia-a-dia nas escolas. A formação teórica e prática do professor, poderá contribuir para melhorar a qualidade do ensino, visto que, são as transformações sociais é que irão gerar transformações no ensino.
"As exigências da sociedade frente aos avanços tecnológicos e as transformações econômicas e culturais impõem aos educadores que tenham uma postura crítica frente à realidade que se vive. Parece pertinente afirmar que a informática educacional pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem de forma a otimizar o processo e a potencializar a motivação do estudante. O professor, utilizando diversas estratégias, estimuladoras das competências de seus alunos, deve oferecer a eles a necessária sintonia com os desafios que a vida impõe." (Enzo de Oliveira Moreira, Wilson Schuelter)
"A formação do professor é fator imprescindível para que a escola consiga melhorar a capacidade do cidadão comunicante, uma vez que o professor pode adotar em sua prática cotidiana uma postura que subsidia e estimula o aluno a refletir sobre o que significa comunicar-se em nossa sociedade, como também aprender a manipular tecnicamente as linguagens e a tecnologia." (Chiapinni, 2005:278).
Enfim, o professor, precisa conhecer o desenvolvimento do seu aluno nos seus múltiplos aspectos: afetivo, cognitivo, e social, bem como refletir criticamente sobre seu papel diante de seus alunos e da sociedade. E principalmente, abra seu olhar para enxergar realmente seu aluno como um sujeito, como uma pessoa que ele pode servir, e não como um objeto mediante o qual possa realizar-se.


***Maiores esclarecimentos sobre esse tema acesse:

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Professor On Line

PROFESSOR ON-LINE
Criado em 09/07/2007

Ser professor on-line é um trabalho bastante novo, permeado de incertezas e desafios de ordem educacional e tecnológica. Nesses ambientes, ele assume novos papéis e funções, os quais apresentam semelhanças e diferenças em relação àqueles próprios da sala de aula convencional. Cabe às universidades criar condições que permitam aos professores vivenciar novas maneiras de ensinar, aprender e avaliar nesse novo meio.

É necessário fomentar o desenvolvimento de pesquisas relacionadas à formação e atuação do professor on-line, bem como sobre as inter-relações mais adequadas entre professores e alunos. Dessa forma, o professor pode utilizar o espaço virtual como registro da memória das ações, comunicações, significados expressos e produções dos alunos, o professor incita o aluno a aprender a avaliar continuamente o próprio trabalho individualmente ou com a colaboração do grupo e a efetuar as reformulações adequadas para produzir novos saberes.

Há a seguir sugestões de sites que podem ou poderão ser utilizados por professores e alunos:

www.aprendiz.com.br
Aprendiz: Notícias e colunas sobre educação, indicação de sites para auxílio nas pesquisas escolares, testes, simulados e textos de revisão.

www.bibvirt.futuro.usp.br Biblioteca Virtual do Estudante Brasileiro: Acervo composto de textos integrais de obras literárias brasileiras e estrangeiras, documentos, imagens, sons e vídeos

www.canalkids.com.br
Canal Kids: Voltado para a faixa etária dos 10 aos 12 anos, é dividido em dez áreas temáticas de conhecimento.


noticias.uol.com.br/educacao
UOL Educação: Na seção "Lição de Casa", apresenta assuntos de ensino fundamental e médio separados por disciplina e links para dicionários, periódicos e bibliotecas.


www.toligado.futuro.usp.br
Tô Ligado Alunos da sétima série ao terceiro ano do ensino médio de escolas estaduais de São Paulo podem utilizar o espaço para publicar suas atividades e invenções.

educaterra.terra.com.br
Terra Educação: Curiosidades, biografias, retrospectiva dos últimos anos e orientações para o vestibular.


www.klickeducacao.com.br
Pago, KlickEducação: com parte do conteúdo aberto, oferece material de estudo e orientações para todas as disciplinas.

www.eciencia.usp.br
Estação Ciência: A seção "Laboratório Virtual" apresenta experiências virtuais, jogos e animações.

www.edukbr.com.br
EduKbr: Composto de subsites, como o "EstúdioWeb", com links divididos por assunto, e o "Arte Manhas", sobre diferentes formas artísticas.

www.educacional.com.br
Educacional: Apresenta pesquisa escolar, exercícios interativos, tira-dúvidas, catálogo de sites e notícias comentadas.

*** fonte: folha de São Paulo

Falando de Projetos...

Falando de Projetos...
Criado em 25/06/2007

”Nogueira - 2003. p.89 ressalta que: “qualquer cartaz pendurado na parede com o desenho de três patinhos já é denominado Projeto Animais”.
Será que somos tão “ignorantes” que confundimos projetos e patinhos? O que, após a execução de uma determinada unidade curricular (nesse caso, Animais), devemos colocar pendurados na parede, Projetos ou patinhos? Será que, nós, os educadores, não sabemos trabalhar com projetos e/ou desconhecemos os passos que devem ser seguidos para que tais projetos obtenham êxito? Será que não sabemos... como explicar então, tantos sites educacionais com relatos de projetos que deram certo?

Acredita-se que Projeto é um conjunto de ações contínuas e interligadas, volta das para um objetivo de caráter educativo, social, cultural, científico e/ou tecnológico. O projeto parte do princípio de que a realidade não é aceitável e deve ser mudada, e que existem problemas e soluções possíveis. Sempre que pensamos sobre a organização de nossas atividades e ações no futuro, estamos estruturando um processo que é conhecido por planejamento.

O planejamento é essencial para que alcancemos nossos objetivos. Através dele temos as indicações sobre “o que” fazer, com “quem”, “quando”, “onde”, “como”, “por que”. Também deve se deixar definido onde queremos chegar e quais os resultados esperados com nossas ações. Desta forma, poderemos avaliar se nossos esforços foram produtivos. O processo de planejamento pode nos ajudar a entender claramente o que queremos realizar. O projeto, como documento de planejamento e registro de idéias, intenções e recursos, é um instrumento de trabalho para nos acompanhar na execução e avaliação de ações.

Neste contexto, conhecer http://www.aulalivre.com/ (site com projetos educacionais) sem dúvida, foi e será de grande valia a todos nós e...
... Que garantirá a melhoria de nossa prática pedagógica seja ela, com patinhos ou projetos.


Ainda sobre projetos...
Criado em 25/06/2007
O Centro de Referência em Educação Mario Covas - C R E, idealizado pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, tem como objetivo ser um referencial pedagógico de excelência na disseminação da informação educacional. Para isso, conta com um acervo documental que poderá ser consultado fisicamente, em sua sede, ou acessado virtualmente pelo site. Dessa forma, o C R E coloca à disposição do público interessado, de qualquer parte do País e do mundo, um acervo construído a partir do conceito de que a informação deve ser selecionada, organizada, disponibilizada de forma simples e orientada, para que possa proporcionar aos educadores, especialmente professores, respostas confiáveis, atualizadas e significativas para o seu cotidiano profissional. No que se refere a Projetos, podemos destacar: Temas Educacionais, Temas Pedagógicos, Recursos de Ensino e Notícias por Temas. Vale a pena! Confira!


Falando de Projetos...


Falando de Projetos... E Copiando argumentações...
Criado em 25/06/2007



No artigo de Eliane Schlemmer, PROJETOS DE APRENDIZAGEM BASEADOS EM PROBLEMAS: Uma metodologia interacionista/construtivista para formação de comunidades em Ambientes Virtuais de Aprendizagem, encontra-se uma variedade de argumentos sobre o tema. Argumentos tais como:

* "Os sistemas educativos encontram-se, atualmente, submetidos a novas restrições: de quantidade, diversidade e velocidade de evolução dos saberes. A demanda por formação é maior do que nunca. Porém, além do enorme crescimento quantitativo, ela sofre também uma profunda mutação qualitativa no sentido de uma necessidade cada vez maior de diversificação e de personalização. Lévy (1999), afirma que: "Os indivíduos toleram cada vez menos seguir cursos uniformes ou rígidos que não correspondem as suas necessidades reais e à especificidade de seu trajeto de vida”. (Lévy, 1999, p. 169).

* Nesse contexto, urge a ampliação dos espaços educacionais, e, as redes de informação e comunicação podem servir como meio para criar e disponibilizar esses novos espaços, possibilitando o desenvolvimento de uma inteligência coletiva. O ponto de fundamental importância no desenvolvimento de ambientes que sejam animadores de uma inteligência coletiva é a mudança qualitativa nos processos de aprendizagem, isto é, faz-se necessário o estabelecimento de novos paradigmas de aquisição dos conhecimentos e de constituição dos saberes. O paradigma da aprendizagem cooperativa traduz a perspectiva da inteligência coletiva no domínio educativo. Nesse novo paradigma rompe-se com a idéia de "transmissão à distância", ou seja, a transferência de cursos clássicos (o que se faz num meio analógico para um digital), em formatos hipermídia interativos.

* A metodologia de Projetos de Aprendizagem Baseados em Problemas favorece a cooperação, que se dá por trocas recíprocas e respeito mútuo. Busca-se aprender conteúdos, aprofundar conceitos, por meio de procedimentos que ajudam o sujeito a desenvolver a própria capacidade de continuar aprendendo, num processo construtivo e simultâneo de questionar-se. A avaliação é usada para verificar como o sujeito está pensando, que recursos já utiliza, que relações consegue estabelecer, que operações realiza ou inventa, ou seja, há um acompanhamento de todo o desenvolvimento da aprendizagem.

* Assim, a metodologia de Projetos de Aprendizagem Baseados em Problemas poderá ser uma porta que permitirá: aproximar-se da identidade dos estudantes; evidenciar e desenvolver talentos; favorecer o desenvolvimento de concepções humanistas; desenvolver a cooperação, comunicação, autonomia, criatividade, senso crítico; repensar a estrutura de cursos, a organização do currículo por disciplinas e a maneira de estabelecê-lo no tempo e no espaço educacional; resgatar o que ocorre fora do espaço educacional formal, a transformação derivada da imensa produção de informação; questionar a idéia de uma versão única da realidade; saber onde buscar a informação, como buscar e o que fazer com ela.

* Dessa forma, a compreensão de um processo de trabalho que propicie a interdisciplinaridade precisa levar em conta uma mudança profunda na forma como o professor é capacitado. Precisa priorizar a possibilidade de troca e reciprocidade, considerar o próprio processo de formação do professor, suas concepções de aprender e ensinar, numa constante redefinição da própria práxis em contato com seus pares. “A principal função do professor não pode mais ser uma difusão dos conhecimentos, que agora é feita de forma mais eficaz por outros meios. Sua competência deve deslocar-se no sentido de incentivar a aprendizagem e o pensamento”. (Lévy, 1999 p. 171).

* Assim, o professor assume o papel de animador da inteligência coletiva dos grupos com os quais está interagindo, centrando sua atividade no acompanhamento e na gestão das aprendizagens: problematizando, desafiando, incitando a curiosidade, a troca de saberes, proporcionando a autonomia no processo da aquisição de novos saberes, desenvolvendo a cooperação, a mediação relacional e simbólica, etc.“Só mudando nossa forma de pensar é que podemos modificar políticas e práticas profundamente enraizadas. Só mudando nossa forma de interagir poderemos estabelecer visões e compreensões compartilhadas, e novas capacidades de ação coordenada (...) A aprendizagem que altera os modelos mentais é altamente desafiadora, desorientadora. Pode ser assustadora ao confrontarmos crenças e pressupostos consagrados, não pode ser feita isoladamente. Só ocorre dentro de uma comunidade de aprendizes." (Senger, 1998, p. 23).

* Portanto, o que vai determinar a forma como os diferentes recursos e ferramentas tecnológicas serão utilizados, são os pressupostos epistemológicos presentes na prática do docente”.

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