glitters

terça-feira, 13 de setembro de 2011

SUGESTÃO DE SITES EDUCATIVOS



FONTE: http://infoticeducativo-equipe1.blogspot.com.br/p/atividades.html 
 
1.            Identifique as placas trabalhando com o trânsito
           Público alvo: alunos do 2º ciclo

2 .            Reforma Ortográfica. Será que você já sabe tudo sobre as novas regras? Utilize o mouse para interagir com o game e acerte todas as perguntas!

Público alvo: alunos a parti do 3º ano



3 .            Site desenvolvido pelo departamento de internet e produção de conteúdos digitais para mídias eletrônicas da Editora Ática.
Disciplina: Ciências
Público alvo: alunos a parti do 5º ano
3.1 Conteúdo: Sistema respiratório.
3.2 Conteúdo: Sistema circulatório.
3.3 Conteúdo: Sistema digestório

4 .            Site desenvolvido pelo departamento de internet e produção de conteúdos digitais para mídias eletrônicas da Editora Ática e scipione.
Disciplina: Ciências
Conteúdo: Como é feito o sangue
Público alvo: alunos a parti do 5º ano

5.             O site, uma Cidade Interativa  é também um lugar onde você pode brincar, fazer descobertas e rever de forma divertida os assuntos que aprende na escola basta clicar onde der vontade e se divertir com os jogos e surpresas existentes nos cenários.

Interdisciplinar
Público alvo: alunos a parti do 2º ano

6 .            Site de jogos de salão que desenvolvem o cognitivo e a interação com pessoas de todo mundo através de partidas on-line. Os jogos trabalhados no site são:
Xadrez, dama, GO, ludo, dado, dominó, gamão entre outros
Público alvo: alunos a partir do 5º ano

7.                O site possui jogos de esporte ideal para se trabalhar nas aulas teóricas de Ed. Física, onde o professor poderá orientar sobre as diversas modalidades esportivas.
Público alvo: alunos a parti do 5º ano

8.                O site trás o software HagáQuê, um editor de histórias em quadrinhos com fins pedagógicos.
Público alvo: alunos a partir do 2º ano
Disciplina: Interdisciplinar

9 .            O portal da turma da Mônica oferece várias opções de atividades educativas entre elas a máquina de quadrinhos para você usar sua criatividades montando sua história em quadrinhos.
Público alvo: alunos a partir do 2º ano
Disciplina: Interdisciplinar

10.          O site do Senninha trás um leque de opções como: histórias em quadrinhos, cineminha, passa-tempo, colorir, etc.
Público alvo: alunos a partir do 2º ano
Disciplina: Interdisciplinar

11.          Site educativo infantil. Jogos educativos, games grátis, jogos para crianças, desenhos para colorir, para pintar, passatempos e muito mais.
Público alvo: alunos a partir do 2º ano
Disciplina: Interdisciplinar

12.       Site da criançada nele encontramos magia,ecologia, histórias infantis e muito mais.
Público alvo: alunos a partir do 2º ano
Interdisciplinar

   13.          No site encontramos o Robô Ed, ele conversa com você sobre
preservação de energia e de outros recursos naturais.
Público alvo: alunos a partir do 2º ano
Interdisciplinar

1.     
 _______________________________________________________________ 

SUGESTÃO DE SOFTWARES LIVRES EDUCATIVOS

1-Tux Paint

Tux Paint é um programa de desenho para crianças. Ele possui uma interface simples com área de desenho de tamanho fixo, e diversas ferramentas de uso muito acessível para as crianças. Possui ainda tarjas explicativas para orientação.
Os Programas de Desenho e Pintura desenvolvem a criatividade e imaginação infantil. Permitem desenhar, colorir, construir formas, ambientes conhecidos, são muito bem aceitos e tem grande valor educativo e alta capacidade de entretenimento.
O Tux Paint pode ser explorado na disciplina Educação Artística, e também em outras, para elaborar desenhos e ilustrações dos mais diversos conteúdos.
Este tipo de software pode ser usado na Educação Infantil e Ensino Fundamental I.

Sugestão de atividade:
ü               Atividade de Artes para os alunos do 2º ano

O professor pede para os alunos produzir a ilustração de uma fábula trabalhada anteriormente em sala de aula, utilizando as ferramentas do Tux Paint. As ilustrações produzidas  serão publicadas no blog da escola.


2-GCompris

GCompris é uma suite de aplicações educacionais que compreende numerosas atividades para crianças de idade entre 2 e 10 anos. Algumas das atividades são de orientação lúdica, mas sempre com um caráter educacional. Abaixo você encontra uma lista de categorias, com algumas das atividades disponíveis em cada uma delas.

-  Descoberta do computador: teclado, mouse, diferentes usos do mouse, ...
-  Álgebra: memorização de tabelas, enumeração, tabelas de entrada dupla, imagens espelhadas, ...
-  Ciências: controle do canal, ciclo da água, o submarino, simulação elétrica,
-  Geografia: colocar o país no mapa
-  jogos: xadrez, memória, ligue 4, sudoku ...
-  Leitura: prática de leitura
-  outros: aprender a identificar as horas, quebra-cabeças com pinturas famosas, desenho vetorial, ...
Atualmente GCompris oferece a assombrosa quantidade de 100 atividades e mais estão sendo desenvolvidas. GCompris é software livre, o que significa que você pode adaptá-lo às suas necessidades, melhorá-lo e, o mais importante, compartilhá-lo com as crianças de toda a parte.

Sugestão de Atividade: 
Atividades de leitura com números para os alunos do 1º ano

           Vire as cartas para encontrar o número correspondente ao seu nome por extenso.
           Leitura de números, memória.
           Você pode ver algumas cartas, mas não pode ver o outro lado delas. Cada carta esconde um número ou o seu nome por extenso.  



3 - KWordQuiz - Treinador de Vocabulário

KWordQuiz é um jogo de palavras. Cada palavra corresponde outra, por exemplo: à uma palavra em inglês corresponde outra em português, ou à cada país corresponde uma capital. Este vocabulário pode ser formado e utilizado em qualquer disciplina para testar os conhecimentos dos alunos.

Sugestão de Atividade:
ü               Atividade de geografia para o 7º ano – Estados e Capitais do Brasil

O professor do Laboratório acessa o menu Arquivo->Novo e digita os Estados e Capitais do Brasil. A disposição básica é uma folha de cálculo de duas colunas onde você escreve os itens do vocabulário da forma que você conhece à esquerda e à direita a forma que deseja aprender. Depois no menu Ir Para, ele escolhe a  opção Pergunta e resposta na qual é preciso digitar a resposta. O programa fará um Quiz com as palavras do seu vocabulário.


4- Tabela periódica dos elementos (kalzium)

O Kalzium oferece-lhe todo o tipo de informações sobre a Tabela Periódica dos Elementos. Você poderá procurar vários dados sobre os elementos e usar também visualizações para os mostrar. A aplicação é livre e está licenciada segundo a Licença Pública da GNU.
Você poderá visualizar a Tabela Periódica dos Elementos por blocos, por grupos, pelo comportamento ácido, famílias, estrutura cristalina ou pelos diferentes estados da matéria. Poderá desenhar dados para um intervalo de elementos no que respeita a propriedades como a massa ou a densidade. Poderá também voltar atrás no tempo e ver quais os elementos que eram conhecidos numa determinada data. Poderá também calcular a massa molecular.
KALZIUM é uma tabela periódica com diversas finalidades, fácil de usar e pode ser configurado pelo professor de acordo com as suas necessidades. Possui manual completo em português.

Sugestão de Atividade:
ü              Atividade de química para o 9º ano
         Os alunos farão o estudo de alguns elementos químicos sugeridos pelo professor, usando o KALZIUM, classificando os elementos de acordo com o seu estado físico (utilizando a barra de ferramentas do menu diversos) e vendo como eles se modificam com as mudanças de temperatura (movendo o botão da linha que fica de baixo da tela).


5- Homem Batata
Também conhecido como KTuberling, o Homem-Batata é um jogo direcionado a crianças pequenas. O jogo é um "editor de batatas", ou seja, um jogo onde a criança pode arrastar e soltar olhos, bocas, bigodes e outras partes da face bem como adereços para confeccionar diferentes bonecos Homem-Batata.

Sugestão de Atividade:
ü               Atividade de inglês para Educação infantil
O professor solicita aos alunos a construção de um cenário engraçado utilizando as ferramentas, para isso o aluno clica em menu  Área do jogo ou Recreio e então selecione a opção desejada, o professora pede para os homens batatas falarem inglês enquanto brincam, em fala escolha o aluno escolhe o idioma em Inglês. Não existem vencedores no jogo. O único propósito é construir a face ou cenário mais engraçado que puder enquanto o homem batata fala a língua inglesa. Simultaneamente, a criança aprende a lidar com o mouse do computador, realizando tarefas simples com esse dispositivo.

Seguidores