glitters

sábado, 7 de maio de 2011

Atividade com Livros

"Um país se faz com homens e livros".
Monteiro Lobato
...
O desenvolvimento de atividades relacionadas ao dia do escritor e ao dia do livro reside, sem dúvida, na importância das informações e no prazer que a leitura proporciona a todos. Relacionar essas duas datas é bastante adequado, uma vez que o livro não existe sem o escritor. O Dia Nacional do Livro é comemorado em 29 de outubro. Essa data foi escolhida para a comemoração, considerando-se a data da fundação da Biblioteca Nacional (29/10/1810), por D. João VI. O grande acontecimento permitiu a popularização do livro, tornando mais fácil o acesso à leitura. Além das datas já citadas, é fundamental lembrar que o dia 18 de abril foi escolhido para comemorar o Dia do Livro Infantil, por ser esse o dia do nascimento de Monteiro Lobato, um dos precursores da obra literária infantil no Brasil.
Antes de iniciar qualquer atividade sobre as datas em questão, necessário se faz contextualizá-las, buscando explicar o motivo de seu surgimento, isso faz com que os alunos percebam a importância de se lembrar fatos marcantes da história do País.
As sugestões de atividades que seguem, encontram-se separadas por níveis de ensino, mas isso não impede que o professor as adapte para qualquer uma das faixas etárias, ou ainda, realize apenas parte delas.
Educação Infantil
- Promova momentos bastante estimulantes de contato com os livros. Organize um ambiente bastante acolhedor, com tapetes e almofadas, para que as crianças sintam-se bem à vontade e confortáveis.
Solicite aos alunos que, no dia determinado, tragam de casa uma almofada de que gostam muito, para ser utilizada nesta atividade.
O professor poderá organizar um círculo, a "Roda da leitura", na qual as crianças sentadas confortavelmente ouvirão histórias. Caberá ao professor destacar as informações fundamentais sobre o livro, tais como autor, ilustrador, título, explorando primeiramente a capa. Questionar a turma sobre o que imaginam sobre a história a partir do título, da ilustração da capa, etc.
Uma variante possível é deixar que as crianças que já sabem ler, realizem a leitura ou contem uma história de um livro lido pela família. É importante que os livros sejam sempre mostrados aos alunos, mesmo que ainda não dominem a leitura.
Outra possibilidade é o trabalho com livros que trazem apenas ilustrações e cujas histórias são criadas pelas próprias crianças. Isso poderá ser feito na Roda da Leitura, ou ainda em duplas, quando um aluno contará a história para outro colega e vice-versa.
Aproveite o programa diário "Sítio do Pica-pau Amarelo", baseado na obra de Monteiro Lobato, e questione os alunos sobre os personagens, o cenário onde as histórias se desenvolvem.
Se for possível providenciar alguns episódios da primeira versão do programa, passe-os para a turma e, na seqüência, mostre um episódio atual. Solicite que observem as semelhanças e diferenças.
Solicite que verifiquem se, em suas casas, há alguma obra infantil de Monteiro Lobato e tragam para a escola.
Procure levar o maior número possível de obras para mostrá-las aos alunos. Não esqueça de explicar quem foi Monteiro Lobato e qual sua importância para a literatura.
Faça uma enquete a fim de verificar qual o personagem preferido pela turma, ou ainda deixe que os alunos perguntem aos colegas de outras turmas.
Após o resultado final, determine o dia do personagem mais votado. Nesse dia, os alunos deverão se caracterizar da maneira mais semelhante ao personagem criado por Monteiro Lobato.
Não esqueça de fotografar e filmar as crianças para discutir com elas as várias formas encontradas para a caracterização.
- Procure estabelecer contato com outras escolas, a fim de que seus alunos possam conhecer outras bibliotecas escolares, e ofereça o espaço da biblioteca de sua escola para que ela também seja visitada.
Esta atividade poderá ser precedida da elaboração de convites com a descrição de alguma atividade (leitura de alguma história escolhida pela turma para os visitantes) que será realizada na biblioteca.
Também, após a visita, os alunos poderão enviar aos colegas de outras escolas cartões de agradecimentos com sugestões de livros que já leram, ou ouviram a leitura e que julgaram interessantes.

- Existem personagens bastante marcantes, por apresentarem características que chamam a atenção dos leitores. Os escritores Mary e Eliardo França produziram algumas obras cujos personagens alegres e coloridos - Os Pingos - são a diversão da criançada.
Leve os alunos à biblioteca, a fim de que procurem livros com esses personagens. É importante que o professor verifique antecipadamente a existência dos livros ou providencie-os em outras bibliotecas.
Após ler as histórias, proponha aos alunos a confecção dos Pingos com com massa de modelar ou balões.

>>.
Ensino Fundamental 
- Promova visitas a livrarias e a bibliotecas de grande porte que existam em sua cidade. É fundamental que se verifique antes se há alguma programação especial (comumente organizadas por estas instituições) para que a turma possa participar.
Realize uma visita planejada, com instrutores dos próprios locais e, se possível, oriente seus alunos a se cadastrarem nessas bibliotecas, a fim de que possam realizar empréstimos posteriores.
Nas livrarias, os alunos poderão realizar um levantamento de preços de alguns livros que mais lhes chamaram a atenção e posteriormente voltarem com os pais para a aquisição.
A visita a livrarias e bibliotecas deve iniciar o mais cedo possível, pois, dessa forma, se desenvolverá o hábito da freqüência a esses locais.
- Explique aos alunos que, com o advento da Internet, alguns livros passaram a ser divulgados virtualmente, os chamados e-books. Oriente-os que acessem alguns dos endereços sugeridos a seguir, observando com atenção os personagens, o enredo, conhecendo os autores, etc.
Enchanted Forest
Estórias e descrição dos personagens.
Dominhoca
Livro virtual infantil com possibilidade de comunicação (e-mail) com o autor.
Ipanema

Literatura infantil com texto de Marisa Prado e ilustrações de Ziraldo. É possível enviar comentário sobre a obra para autora e ilustrador.
- O reconhecimento dos ambientes onde se desenvolve uma história são fundamentais para a posterior criação de novas histórias. Além dos ambientes, também a caracterização dos personagens é parte do processo de criação.
Proponha aos alunos que pesquisem na biblioteca da escola ou em casa, livros que possuam um mesmo personagem (bruxas, princesas, mães, animais, monstros, etc.) e determinem as características comuns a cada um desses personagens.
A seguir, oriente-os para que escolham um desses personagens e criem novas características para ele. O personagem deverá ser representado por meio de desenhos, ou confeccionado com material de sucata.
Para encerrar, os alunos deverão criar uma história com esse personagem, ilustrando-a de acordo com as situações descritas, observando as expressões faciais dos personagens.
Essas histórias deverão compor um livro coletivo da turma, que poderá ser reproduzido para ser entregue aos pais e amigos.
Para a entrega, organize uma sessão de autógrafos, em que os alunos assinam sua obra e fazem uma dedicatória aos visitantes.
Esta atividade, além de estimular a leitura, faz com que os alunos percebam que todos podem ser escritores.
- Proponha aos alunos a confecção de marcadores de livros, com materiais diversos e diferentes técnicas (dobradura, pintura, recorte e colagem de papéis, barbantes, ilustrações, etc.).
Os alunos poderão produzir uma quantidade maior de marcadores para presentear colegas de outras turmas. Na aba "Especial dia do livro infantil" há modelos de marcadores de livros para confeccionar"
                             Fonte: Miniweb

...
Livros e Sugestões da Ática
,,,

Título Autor
A alimentação - Por que não podemos comer só batata frita? Françoise Rastoin-Faugeron
A Arara Cantora Sonia Junqueira
A ararinha do bico torto Walcyr Carrasco
A Árvore da Vida Peter Sís
A Bruxinha e o Gregório Eva Furnari
A Caixa de Fernão Eduardo Garrafa
A Curiosidade Premiada Fernanda Lopes de Almeida
A dona da bola e a dona da história Heloisa Prieto
A Escola do Cachorro Sambista Felipe Ferreira e Mariana Massarani
A fada que tinha idéias Fernanda Lopes de Almeida
A guerra dos gatos contra a bruxa da rua Heloisa Prieto
A história da Ameba Jackie Robb, Berny Stringle
A história da Aranha Jackie Robb, Berny Stringle
A história da Lesma Jackie Robb, Berny Stringle
A história do barquinho Ilo Krugli
A história do Cão Jackie Robb, Berny Stringle
A história do Gato Jackie Robb, Berny Stringle
A história do Morcego Jackie Robb, Berny Stringle
A história do Plâncton Jackie Robb, Berny Stringle
A história do Tatu Jackie Robb, Berny Stringle
A Ilíada e A Odisséia Marcia Williams
A Insônia do Vampiro Ivan Jaf
A justiça Alexia Delrieu e Sophie Menthon
A Lei do Mais Forte e outros males que assolam o mundo Fernanda Lopes de Almeida
A Limpeza de Teresa Sylvia Orthof
A língua do contrário Heloisa Prieto
A loira do banheiro Heloisa Prieto
A mãe de Júlio espera um bebê Christian Lamblin
A Margarida Friorenta Fernanda Lopes de Almeida
A menina dos pais - crianças Kiara Terra
A mina de ouro Maria José Dupré
A Moda Genética Ricardo Silvestrin
A montanha encantada Maria José Dupré
A Música Viva de Mozart Claudio Galperin
A Operação do Tio Onofre Tatiana Belinky
A Polícia Alexia Delrieu e Sophie Menthon
A promessa do girino Tony Ross e Jeanne Willis
A Vaca Mimosa e a Mosca Zenilda Sylvia Orthof
A viagem de Lisa Paul Maar
Aída Leontyne Price
Alfabeto de histórias Gilles Eduar
Almanaque Ruth Rocha Ruth Rocha
Amigos Bang on the Door
Amigos em ação Bang on the Door
Ana Pijama no país do pensamento Jô Duarte
Antes da meia-noite Menalton Braff
Aquele gênio, o Leonardo Guido Visconti
Armazém do folclore Ricardo Azevedo
As centopéias Milton Camargo
As coisas que eu gosto Ruth Rocha e Dora Lorch

 QUER LER ALGUM DESSES LIVROS? CLIQUE NOS NÚMEROS:





Fonte: Ática

Existem 207 roteiros pedagógicos de Literatura Infantil em nosso banco de dados.

Seguidores