10 Passos para um eficaz desenvolvimento tecnológico de uma equipe de professores ou de profissionais do ensino.
Por, Barbara Bray para a Fundação George Lucas – CA – EUA) – Dezembro 1999
Por, Barbara Bray para a Fundação George Lucas – CA – EUA) – Dezembro 1999
Como formar de modo adequado uma equipe de profissionais de tecnologia e professores, tem sido um grande problema para as Instituições. Analise essa abordagem.
INTRODUÇÃO:
Como fazer para desenvolver um plano para o uso da tecnologia se os professores não sabem o que eles não sabem?
Um plano para desenvolver uma equipe e que envolva uma variedade de oportunidades de atualização profissional baseados em planos de aprendizagem individuais, é mais apropriado para ser aplicado a professores, apenas se eles tiverem convicção que vão levar o que aprenderam para as salas de aula. Elabore um plano onde todos os chefes de equipe contribuam com sugestões. Ao sentir que são ouvidos, eles se sentirão proprietários do plano e vão se empenhar em sua implementação. Será preciso levar em conta os diferentes modos de aprendizagem de adultos e estudantes. Adultos, baseados em suas experiências ou pontos de vista, já podem saber o que é e o que não adequado dependendo da situação que se apresente.
Qualquer uso de tecnologia será relevante no planejamento e desenvolvimento escolar.
MÃOS À OBRA:
A lista a seguir, inclui 10 estratégias para fazer o desenvolvimento profissional em sua escola expressivo ou mesmo específico, de modo a atender a todas as necessidades do seu quadro técnico e de alunos.
1.Determine um sub-comitê para desenvolvimento da equipe como parte do comitê tecnológico da escola, com representantes de todos os departamentos, coordenadores de turmas, administração, consultores externos, técnicos, pessoal do escritório e estudantes.
2.Apresente alguns exemplos de como a tecnologia pode ser usada na sala de aula. Peça sugestões ao seu pessoal. Utilize um formulário em aberto, para lhes perguntar sobre suas necessidades, problemas, medos, objetivos e sobre o que eles querem aprender, e sonhos e projetos para os seus alunos envolvendo tecnologia. Forme pequenos grupos onde eles vejam onde estão agora e onde vão estar no futuro. Registre os resultados em mapas demonstrativos, e disponibilize estes resultados para que todos possam usa-lo como referencia.
3.Use um instrumento de avaliação de necessidades que acompanhe o padrão do ensino tecnológico, e que possa identificar o nível de bem estar e postura ante a tecnologia, uso básico de tecnologia, e nível de integração. Utilize este instrumento para determinar o nível tecnológico que cada professor emprega. Eles devem escolher de três a cinco áreas onde gostariam de melhorar o desempenho até o fim do ano letivo. Como parte das necessidades de avaliação, você pode solicitar que os professores criem um histórico sobre suas experiências com o uso da tecnologia; em que ponto eles estão agora, onde vão querer estar, e o que eles precisam aprender para chegar lá. Muitas vezes os professores não sabem o que eles precisam aprender, assim, este passo precisa ser repetido por todo ano.
4.Elabore planos de aprendizagem individual (PAI), a partir das bases de dados compiladas cada membro da equipe. Por exemplo, se professores escrevem no seu histórico que se sentem confortáveis diante da tecnologia, mas desconfortáveis na elaboração de gráficos demonstrativos, diga-lhes para criar um projeto ou exemplo real, que possa ser usado em sua classe, como parte de uma oficina (Workshop) sobre a importância dos gráficos. O PAI, pode ser uma base de dados com exemplos de sugestões que indiquem todas as oportunidades de aprendizagem disponíveis. Cada professor pode acessar o banco de dados, adicionar material a ele, arquivar um estudo ou mesmo seu diário, e colocar qualquer outro projeto que queria compartilhar com os outros.
5.Identifique os líderes de suas áreas que possam fornecer conhecimento especializado. Ofereça gratificações por tempo de planejamento e qualquer treinamento que eles possam dar após o expediente. Forneça recursos, tais como, tecnologia para pesquisa e desenvolvimento de cursos que eles elaborem (Workshops). Tenha em mente que para cada hora de um Workshop, são necessárias mais de duas horas de planejamento. Não esqueça de oferecer cursos de atualização avançados para o crescimento profissional desse pessoal. Você pode mesmo identificar alguns estudantes ou parceiros comerciais para participar de sua equipe principal. Você poderá nunca ficar sabendo os tipos de especialistas disponíveis dentre seus funcionários, professores e alunos, se não lhes perguntar.
6.Crie uma lista de oportunidades de aprendizado local, com planos, objetivos e resultados. Realize reuniões de colaboração pelo menos uma vez por semana, onde seus instrutores possam oferecer cursos e instrução. Também, considere horas livres, para o auto desenvolvimento da equipe, tais como; nivelamento profissional, modelagem das aulas, instrução do grupo, participação em grupos de estudo, acompanhamento de outros professores, desenvolvimento curricular, sessões de "Just-in-Time", e previsão de recursos curriculares.
7.Compartilhe uma lista de oportunidades de aprendizagem fora do local de trabalho. Cubra gastos com conferências, Workshops, e providencie substitutos para visitas fora da escola. Outras oportunidades incluem, auxílio leitura e escrita, projetos de pesquisa, qualificação universitária, assinaturas de jornais, acesso a Internet e eMail (correio eletrônico), aprendizagem a distância e vídeo conferência, empréstimos a juros zero para compra de computadores, e vídeos, e software e computadores portáteis para trabalhos de campo.
8.Defina como parte do PAI, um tempo para o nivelamento das turmas, ou reuniões de departamentos, para planejar e fazer avaliações entre o padrão e a tecnologia, desenvolver atividades, projetos e aulas que incluam tecnologia, gerenciamento das estratégias para sala de aula, e instrumentos que permitam avaliar o grau de assimilação e entendimento do estudante. Inclua tempo para debates, exposições e desenvolvimento de materiais. Adicione tempo remunerado nas férias, para as equipes de professores trabalharem em conjunto e desenvolverem projetos curriculares.
9.Nos encontros das equipes, compartilhe os sucessos assim como também os objetivos e expectativas não alcançadas. Divulgue e exalte os projetos bem sucedidos nos Newsletters da escola, notas nos jornais locais, faxes aos pais, no Web site da escola, nas reuniões de pais e do conselho, em vídeo que pode ser consultado em videotecas locais, e até mesmo nas estações de TV a cabo locais.
10.Continue com o planejamento de metas e reavaliando onde você está no momento e onde vai desejar estar. Após iniciar usando tecnologia, as necessidades mudam. Reveja e atualize os PAIS (Planos de Aprendizagem) na base fundamental. Mande os professores criarem portfólios de seus trabalhos e inclua exemplos de trabalhos dos alunos para difusão. Pergunte aos estudantes o que eles estão achando do uso da tecnologia e de que modo isto tem influenciado no seu aprendizado.
Esta é uma empreitada que requer tempo e dinheiro, mas, se você planejar com vontade e usar estas estratégias como uma equipe, isto vai criar um sentimento de "Nós podemos fazer isto!" tantas vezes quantas forem preciso, e sempre.