glitters

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Falando de Projetos...

Falando de Projetos...
Criado em 25/06/2007

”Nogueira - 2003. p.89 ressalta que: “qualquer cartaz pendurado na parede com o desenho de três patinhos já é denominado Projeto Animais”.
Será que somos tão “ignorantes” que confundimos projetos e patinhos? O que, após a execução de uma determinada unidade curricular (nesse caso, Animais), devemos colocar pendurados na parede, Projetos ou patinhos? Será que, nós, os educadores, não sabemos trabalhar com projetos e/ou desconhecemos os passos que devem ser seguidos para que tais projetos obtenham êxito? Será que não sabemos... como explicar então, tantos sites educacionais com relatos de projetos que deram certo?

Acredita-se que Projeto é um conjunto de ações contínuas e interligadas, volta das para um objetivo de caráter educativo, social, cultural, científico e/ou tecnológico. O projeto parte do princípio de que a realidade não é aceitável e deve ser mudada, e que existem problemas e soluções possíveis. Sempre que pensamos sobre a organização de nossas atividades e ações no futuro, estamos estruturando um processo que é conhecido por planejamento.

O planejamento é essencial para que alcancemos nossos objetivos. Através dele temos as indicações sobre “o que” fazer, com “quem”, “quando”, “onde”, “como”, “por que”. Também deve se deixar definido onde queremos chegar e quais os resultados esperados com nossas ações. Desta forma, poderemos avaliar se nossos esforços foram produtivos. O processo de planejamento pode nos ajudar a entender claramente o que queremos realizar. O projeto, como documento de planejamento e registro de idéias, intenções e recursos, é um instrumento de trabalho para nos acompanhar na execução e avaliação de ações.

Neste contexto, conhecer http://www.aulalivre.com/ (site com projetos educacionais) sem dúvida, foi e será de grande valia a todos nós e...
... Que garantirá a melhoria de nossa prática pedagógica seja ela, com patinhos ou projetos.


Ainda sobre projetos...
Criado em 25/06/2007
O Centro de Referência em Educação Mario Covas - C R E, idealizado pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, tem como objetivo ser um referencial pedagógico de excelência na disseminação da informação educacional. Para isso, conta com um acervo documental que poderá ser consultado fisicamente, em sua sede, ou acessado virtualmente pelo site. Dessa forma, o C R E coloca à disposição do público interessado, de qualquer parte do País e do mundo, um acervo construído a partir do conceito de que a informação deve ser selecionada, organizada, disponibilizada de forma simples e orientada, para que possa proporcionar aos educadores, especialmente professores, respostas confiáveis, atualizadas e significativas para o seu cotidiano profissional. No que se refere a Projetos, podemos destacar: Temas Educacionais, Temas Pedagógicos, Recursos de Ensino e Notícias por Temas. Vale a pena! Confira!


Seguidores