A Formação do Professor tem sido um tema que insiste em permanecer nas discussões sobre a educação. Muito se fala a respeito do preparo técnico do profissional, o que inclui dominar um conjunto suficiente de conhecimentos e de instrumentos didáticos que o habilitem a realizar o trabalho de ensinar.
Há algumas décadas, acreditava-se que, quando terminada a graduação, o profissional estaria apto para atuar na sua área o resto da vida. Hoje a realidade é diferente, principalmente para o profissional docente. Este deve estar consciente de que sua formação é permanente, e é integrada no seu dia-a-dia nas escolas. A formação teórica e prática do professor, poderá contribuir para melhorar a qualidade do ensino, visto que, são as transformações sociais é que irão gerar transformações no ensino.
"As exigências da sociedade frente aos avanços tecnológicos e as transformações econômicas e culturais impõem aos educadores que tenham uma postura crítica frente à realidade que se vive. Parece pertinente afirmar que a informática educacional pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem de forma a otimizar o processo e a potencializar a motivação do estudante. O professor, utilizando diversas estratégias, estimuladoras das competências de seus alunos, deve oferecer a eles a necessária sintonia com os desafios que a vida impõe." (Enzo de Oliveira Moreira, Wilson Schuelter)
"A formação do professor é fator imprescindível para que a escola consiga melhorar a capacidade do cidadão comunicante, uma vez que o professor pode adotar em sua prática cotidiana uma postura que subsidia e estimula o aluno a refletir sobre o que significa comunicar-se em nossa sociedade, como também aprender a manipular tecnicamente as linguagens e a tecnologia." (Chiapinni, 2005:278).
Enfim, o professor, precisa conhecer o desenvolvimento do seu aluno nos seus múltiplos aspectos: afetivo, cognitivo, e social, bem como refletir criticamente sobre seu papel diante de seus alunos e da sociedade. E principalmente, abra seu olhar para enxergar realmente seu aluno como um sujeito, como uma pessoa que ele pode servir, e não como um objeto mediante o qual possa realizar-se.
***Maiores esclarecimentos sobre esse tema acesse:
*http://www.apaesaopaulo.org.br/repositorio/SP/Aprender%20Construindo.pdf
*http://www.saocamilo-es.br/pdfs/guia_normas.pdf
*http://www.saocamilo-es.br/pdfs/guia_normas.pdf