"Um exemplo de uso disseminado da internet como fonte de informação acadêmica é o acesso a periódicos científicos digitais. As bases referenciais disponibilizadas pelo portal da Capes tiveram 4,6 milhões de acessos entre janeiro e maio de 2006. "O periódico é o canal de comunicação científico mais importante desde o seu surgimento, em 1665, até hoje. A versão digital não difere em nada da versão impressa. A legitimidade do periódico é indiscutível, mesmo que tenha sido criado no formato eletrônico. Se a entidade que o publica tem boa reputação no meio acadêmico, e se tem um comitê científico, ele pode ser utilizado como fonte na pesquisa", afirma Pinheiro. A pesquisadora do IBICT lembra que o rigor com a procedência das informações vale tanto para o uso de fontes primárias de informação científica - aquelas em que o pesquisador produz e comunica o resultado dos seus trabalhos - como também para as fontes secundárias, que agregam a produção acadêmica, como as bibliotecas digitais e os catálogos públicos e profissionais de informação".
" Todos os dias Deus nos dá um momento em que é possível mudar tudo que nos deixa infelizes. O instante mágico é o momento em que um 'sim' ou um 'não' pode mudar toda a nossa existência." Paulo Coelho
domingo, 18 de novembro de 2007
INTERNET: A arte produzir , reproduzir e copiar dados...
"Um exemplo de uso disseminado da internet como fonte de informação acadêmica é o acesso a periódicos científicos digitais. As bases referenciais disponibilizadas pelo portal da Capes tiveram 4,6 milhões de acessos entre janeiro e maio de 2006. "O periódico é o canal de comunicação científico mais importante desde o seu surgimento, em 1665, até hoje. A versão digital não difere em nada da versão impressa. A legitimidade do periódico é indiscutível, mesmo que tenha sido criado no formato eletrônico. Se a entidade que o publica tem boa reputação no meio acadêmico, e se tem um comitê científico, ele pode ser utilizado como fonte na pesquisa", afirma Pinheiro. A pesquisadora do IBICT lembra que o rigor com a procedência das informações vale tanto para o uso de fontes primárias de informação científica - aquelas em que o pesquisador produz e comunica o resultado dos seus trabalhos - como também para as fontes secundárias, que agregam a produção acadêmica, como as bibliotecas digitais e os catálogos públicos e profissionais de informação".