glitters

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Internet: Vigiar e/ou controlar... Como agir com os nossos alunos?

Nos últimos anos a tecnologia causou uma revolução, que refletiu em nossas crianças e jovens. Os usos do celular e da “rede” tornaram-se indispensáveis. Proporcionando uma quantidade sem precedentes de locais de encontro, fóruns eletrônicos, mensagens instantâneas e até comunidades virtuais. Levando-os a caminhos ignorados, a caminhos seguros e a outros que nem tanto...Fazendo surgir questionamentos.Tais como:

*O que fazer quando a notícia pesquisada não é de fonte Segura?
*Como preparar os alunos para lidarem com esse fato?
*Como quebrar os monopólios que “vendem” falsos conceitos de Ética, de Cidadania, de liberdade?
*O que fazer para que os alunos não se tornem alienados e possuidores de conhecimentos manipulados?
*Como lidar com essa situação?
*Como evitar que os nossos alunos se tornem vítimas de “aproveitadores” virtuais?
*Como “vigiar” os nossos alunos, quando estão em “rede”?

Sendo a “Internet é o carro chefe da globalização, aliás, o seu jato propulsor! Por meio dela, pode-se ter acesso a todo e qualquer tipo de informação. O tratamento dos fatos da notícia pode até variar em estilo de um site ou de uma agência para outra, desde que seja mantida a sua veracidade.Vale lembrar que, com freqüência, ouve-se falar de grupos de mídia que trazem, em seu histórico, o hábito de manipular e de distorcer notícias para que atendam aos seus próprios interesses. Tais grupos estão se autocondenando à extinção por perda de credibilidade. Esse condenável modo de agir está passando pelos ajustes impostos pela grande rede, que decreta a abolição da cultura de um povo antes cerceada por tais práticas. Há um ditado que diz que “a mentira tem as pernas curtas”. No mundo globalizado, elas podem ser ainda menores. O que fazer para não se deixar enganar? Leia mais de dois jornais, além de portais de notícias, mas atenção! Certifique-se de que não sejam do Mesmo grupo, Pois é muito comum em especial aqui no Brasil, ser usado esse tipo de estratégia com o intuito de confundir e de programar as pessoas para uma ideologia robotizada”(Carlos Macedo – Folha Universal - Opinião - 06/05/07).


Portanto temos que “controlar” os nossos alunos. Agindo assim, vigiando e controlando aquilo que vemos e lemos e também o que os nossos alunos vêem e lêem, estaremos de certa forma voltando a maneira tradicional de educar, mas por outro lado estamos nos virtualizando...

Seguidores